Segurança da Informação

Segurança da Informação

O que é segurança da informação:

Segurança da informação pode ser entendida como a prática de proteger o patrimônio virtual, onde o principal objetivo é garantir que seja mantido a Integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações.

  • Integridade: A informação deve se manter exatamente em sua forma original, garantindo a certeza de que não foi alterada ou excluída (sem prévia autorização) durante um processo de armazenamento ou transmissão.
  • Disponibilidade: Garantia que a informação estará sempre disponível para usuários e funcionários autorizados ao acesso.
  • Confidencialidade: Limitar o conhecimento das informações apenas para as pessoas previamente autorizadas.

Importância da segurança da informação

Com o nível tecnológico que convivemos todos os dia, atualizações de ameaças acontecem de maneira surpreendente rápida, e cada vez mais empresas se apresentam vulneráveis diante uma série de recursos maliciosos.
Falhas de seguranças podem trazer prejuízos difíceis de serem mensurados, invasões a contas bancárias, vazamento de informações para concorrentes, indisponibilidade de máquinas e servidores devido a malwares entre outros danos ocorrem a todo tempo quando não existe a preocupação em defesa.